Sábado - Manaus - 28 de novembro de 2020 - 21:56

MANAUS-AM

Prefeitura amplia áreas verdes e espaços comunitários com mais um parque da Juventude

Novo espaço foi entregue nesta quarta-feira, na Zona Norte da capital.

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 21 de outubro - 15:37

Ao todo, a Prefeitura de Manaus implantou 15 parques da Juventude.

Foto: Alex Pazuello/Semcom

Requalificar as áreas verdes protegidas e, ao mesmo tempo, dotar as comunidades de espaços para esporte, recreação e atividades de lazer é a principal marca do programa Espaço Verde na Comunidade, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus. Exemplo disso, é o parque da Juventude entregue na manhã desta quarta-feira, 21/10, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, no Núcleo 15, Cidade Nova 3, zona Norte, como parte das comemorações pelos 351 anos da cidade.

“Fazemos isso com recursos da própria prefeitura e de empresas, por meio de medidas compensatórias, para resgatar áreas degradadas e aumentar os espaços verdes. O que era uma lixeira viciada, agora é uma área para o lazer, relaxamento e o encontro das comunidades e famílias”, afirmou o prefeito, acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, indicando que esse trabalho deve continuar. “Vamos entregar mais três e isso deve ser continuado porque significa uma Manaus mais verde. Como capital da Amazônia, ela tem que ser mais verde que as outras”, disse Arthur.

Até o final do seu mandato, em dezembro, o prefeito Arthur Neto terá dotado a cidade de 15 parques da Juventude, 12 já concluídos e três a serem entregues nos próximos meses. Com isso, serão quase 625 mil metros quadrados de área protegida, correspondente aos parques do Mindu e Nascentes do Mindu juntos. “Esse é um trabalho feito durante toda a gestão do prefeito Arthur Neto e o que se quer é devolver uma área recuperada e envolver o cidadão nos cuidados do que está aqui. A cidade, como nossas casas, precisa ser cuidada diariamente”, afirmou Elisabeth Valeiko Ribeiro, que também preside a Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo do Município.

A nova área, cuja revitalização é fruto de medida compensatória com a empresa Direcional Engenharia, possui o total de 3.471,98 metros quadrados, com paisagismo e arborização, em mais de 80% desse total, equivalente a 2.369,67 metros quadrados, e ganhou academia ao ar livre com piso de concreto e placa de informação sobre o uso dos equipamentos, playground, bancos de concreto, mesas de jogos, lixeiras, espaço para aulas de zumba, quadra de areia, pista de caminhada, calçada e iluminação de lâmpadas a LED.

O espaço conta, ainda, com passeio com acessibilidade para Pessoa com Deficiência (PcD), além de uma área bosqueada de 150 metros.  A revitalização atende antiga solicitação dos moradores do conjunto, preocupados com as constantes tentativas de ocupação irregular da área verde. “Essa área estava abandonada, cheia de lixo e nós, moradores, procuramos a prefeitura para pedir uma intervenção. Estamos muito felizes pelo que o prefeito Arthur Neto fez nesse lugar, que ficou tão lindo. Nós lutamos e conseguimos. Agradeço muito ao prefeito”, disse a moradora Tereza Pinheiro. 

Parques

Ao todo, a Prefeitura de Manaus implantou 15 parques da Juventude, por meio do Programa Espaço Verde na Comunidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com apoio da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo. Desses, 12 já foram entregues e outros três deverão ser disponibilizados nos próximos dias, no Hileia 2, conjunto Cidadão 9, Distrito Industrial 2, zona Leste, e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Cidade Nova, zona Norte.

Os parques da Juventude somam-se ao esforço da Prefeitura de Manaus em ampliar as áreas protegidas que, atualmente, incluem 11 unidades de conservação e dois corredores ecológicos alcançando, aproximadamente, 2,8 milhões de metros quadrados de áreas públicas protegidas. “Esse é um produto maravilhoso que foi desenhado dentro dessa gestão e que tem como objetivo resgatar as áreas degradadas, como essa aqui que era uma grande lixeira viciada. A cidade merece esses espaços e temos mais 16 projetos desses para serem executados, totalizando 31 áreas”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Nelson.