Segunda-feira - Manaus - 22 de outubro de 2018 - 15:14

MANAUS-AM

Praça da Matriz sofre com ação de vândalos e furtos de luminárias de LED

Praça foi reinaugurada no último dia 15 de novembro de 2017, após três anos de obras

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 9 de fevereiro - 17:59

As 78 luminárias de LED que foram furtadas dos postes tiveram que ser repostas

Fotos: Arlesson Sicsú

A Praça XV de Novembro, popularmente conhecida como Praça da Matriz, foi reinaugurada pela Prefeitura de Manaus no dia 15 de novembro. Entretanto, vem sofrendo bastante com a falta de consciência de muitos que passam pelo local diariamente. Somente neste mês de janeiro, o poder público municipal precisou substituir 78 luminárias de LED que foram furtadas dos postes da praça.

A equipe do TODAHORA.COM esteve no local na manhã dessa sexta-feira (09) e verificou que os postes que ficam próximos à Rua 15 de Novembro, em frente ao terminal central, já tiveram todas as lâmpadas recolocadas. Já na área onde fica a Avenida Eduardo Ribeiro, por trás do Relógio Municipal, as lâmpadas não estão nos postes e existem até alguns que foram quebrado durante as ações de depredação.

Segundo frequentadores do local, nas últimas três semanas foi intenso o trabalho da prefeitura para repor toda a iluminação do local. A praça conta fiscalização e policiamento, mas, mesmo assim não impede a ação de quem prefere furtar as luminárias. 

Funcionários da Igreja da Matriz, representantes do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Cidades Históricas também estiveram no local para verificar a situação. Eles precisaram registrar o Boletins de Ocorrência na 24ª CICOM, que cobre toda a área central da cidade para cobrar maior investigação sobre os autores do crime.

Muitos postes foram quebrados durante a ação dos bandidos

População critica 

A população que frequenta o local assinala que durante a noite, com a escuridão, muitos já evitam de passar pela área, pois, sem iluminação, os ladrões toma conta do lugar. 

A técnica de enfermagem Jéssica Ricardo, 25, conta que a falta de cuidado dos próprios frequentadores acaba prejudicando o patrimônio da cidade. “Fico indignada porque já é difícil cuidar do patrimônio e ainda vem gente roubar, e demora muito tempo pra virem consertar. Isso é um absurdo”, conta. 

Jessica ainda conta que esta situação não acontece apenas na Matriz. “Aqui e em outras praças, como a Jefferson Péres e a Praça da Saudade, também vejo muitos postes sem iluminação, e se ja assaltam pela manhã, imaginem a noite quando fica tudo completamente as escuras”, explica.

Reforço policial 

Por meio de nota, o Coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento - (PAC) Cidades Históricas, Rafael Assayag, disse que por ser um problema de segurança pública, foi encaminhado um ofício para a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/AM) pedindo um reforço policial na área para coibir os furtos que acontecem no local.

O coordenador enfatiza que o prefeito Artur Neto não tem medido esforços para dar prosseguimento à revitalização do centro histórico de Manaus, e o caso por ser um assunto de segurança pública, está sendo investigado pela Polícia Civil do Estado, que já recuperou 35 lâmpadas LED que foram furtadas de diversos pontos da cidade. A Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações continua investigando o caso.

Nesta sexta-feira, 09/02, alguns postes permaneciam sem as lâmpadas

Confira a nota na íntegra 

Em resposta à sua demanda, sobre o furto de Lâmpadas Led nos postes de iluminação da Praça XV de Novembro (Matriz), a Coordenação Geral do PAC Cidades Históricas tem a responder, o seguinte:

Por ser um problema de segurança pública, encaminhamos ofício (007/2018-CG/PAC-CH) à Secretaria Estadual de Segurança Pública, pedindo reforço no policiamento da área, a fim de coibir os furtos que vêm ocorrendo no local;

Independente desse procedimento, assim que o furto é detectado, procedemos com o registro do ocorrido junto à autoridade policial competente, conforme os Boletins de Ocorrências de números 18.E.0335.0000276, de 23.01.18, 18.E.0335.0000287, de 24.01.18, 18.E.0335.0000424, de 06.02.18 e 18.E.0335.0000465, do dia 08.02.2018.

Também já providenciamos a imediata reposição das 78 (setenta e oito) luminárias subtraídas nas quatro ocorrências, a fim de que a população não fique à mercê da violência, em função da escuridão, na Praça.

Ressaltamos que o Prefeito Arthur Virgílio Neto não tem medido esforços para dar prosseguimento à revitalização do centro histórico de Manaus, mas destacamos que esse é um assunto de segurança pública que vem, infelizmente, penalizando não só a área central da cidade, mas, atingindo outras vias de Manaus, também. O caso já vem sendo investigado pela polícia civil, tendo, inclusive recuperado 35 lâmpadas led furtadas de diversos pontos da cidade, fato divulgado pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), no dia 31 de janeiro passado. De acordo com a especializada, as investigações continuam.

RAFAEL LEMOS ASSAYAG Coordenador Geral do PAC Cidades Históricas

TH VIDEO

FONTE: Reportagem: Nickson Maciel