Domingo - Manaus - 18 de agosto de 2019 - 07:42

MANAUS-AM

Manaus registra menor número de homicídios dos últimos quatro anos, aponta SSP-AM

Mês de outubro teve 46 mortes violentas, redução de 30%, segundo dados da SSP

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 3 de novembro

Bosco Saraiva assumiu a Secretaria de Segurança Pública no governo de Amazonino

Divulgação/ SSP

Manaus registrou no mês de outubro deste ano o menor número de homicídios desde 2013. Com 46 mortes violentas, houve uma redução de 30% na comparação com outubro do ano passado e de 16% frente a setembro deste ano. Os números foram divulgados na manhã desta sexta-feira (3), na sede do Governo do Amazonas, zona oeste, pelo vice-governador e secretário de segurança Bosco Saraiva, acompanhado de toda a cúpula da segurança pública do Estado.

De acordo com o Estado, a queda reflete as mudanças adotadas na área de segurança pública nos últimos dias, com reforço nas operações policiais e aumento do patrulhamento nas ruas. O

 “Esses dados positivos do mês de outubro refletem o trabalho integrado das forças de segurança do Amazonas. Nós estamos trabalhando com os mesmos homens e recursos, mas com recursos otimizados e homens motivados”, afirmou Bosco Saraiva, ao destacar que esta integração tem permitido reforçar o patrulhamento e o trabalho de investigação, realizados respectivamente pelas Polícias Militar e Civil.

Com o início do governo Amazonino Mendes, em outubro, a SSP-AM retomou o patrulhamento comunitário na zona leste com a entrega de 51 novas viaturas. O mês também foi marcado pelo destaque no combate ao tráfico de drogas, quando a atuação integrada da inteligência resultou na apreensão de 1,4 tonelada de entorpecentes. Nesse período, a inteligência realizou a maior apreensão de cocaína pura da história do Estado. Em 2017, as apreensões de drogas já alcançaram 11,6 toneladas, maior volume da série iniciada pela SSP-AM em 2005. 

De acordo com a estatística, o número de casos de tentativa de homicídio também foi o menor em quatro anos, em outubro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a redução chega a 63%, com o registro de 15 ocorrências.

Houve reduções, ainda, na quantidade de roubos aos ônibus do transporte coletivo, que caíram 8% em outubro frente a setembro de 2017. O número de furtos a estabelecimentos comerciais também baixou. Foram registrados 500 casos, retração de 39% na comparação com o ano passado, quando houve 815 ocorrências. Os roubos a estabelecimentos comerciais ficaram 24% abaixo dos registrados em outubro do ano passado, com 274 casos frente a 362 no mesmo mês de 2016.

 ÍNDICES GERAIS

 No acumulado dos dez meses de 2017, na comparação com o mesmo período de 2016, as estatísticas da SSP-AM em Manaus apontam queda nos indicadores de latrocínio, com 50 casos (-32%); lesão corporal – com 6.493 ocorrências (-6%); tentativa de homicídio, com 168 registros (-29%); e estupro, com 586 casos (-13%). Outro dado positivo foram os 3.798 bens localizados e recuperados pela polícia, um aumento de 43,8%.

 De janeiro a outubro, os casos identificados de tráfico de entorpecentes aumentaram. Foram 1.827 casos, com alta de 2,8%. Foram registrados 498 casos de posse e uso de entorpecentes. Foram apreendidas 472 armas de fogo.