Segunda-feira - Manaus - 22 de outubro de 2018 - 21:43

MANAUS-AM

Mais de 241 mil pessoas já foram vacinadas contra gripe, no Amazonas

A vacinação continua até o dia 1 de junho no interior e até  8 de junho na capital.

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 14 de mai - 18:27

A intenção é vacinar 900 mil pessoas na capital e no interior.

Foto: Valdo Leão/Secom

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), órgão da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), divulgou, nesta segunda-feira, 14/05, boletim com balanço parcial da 20ª edição da Campanha Nacional contra a Influenza no Estado. Até o momento, foram imunizadas 241.206 pessoas, 147.206 no interior e 94 mil na capital. A vacinação continua até o dia 1 de junho no interior e até  8 de junho na capital.

A meta, até o fim da campanha, no início de junho, é vacinar 90% do público alvo definido pelo Ministério da Saúde, o que corresponde a 900 mil pessoas na capital e no interior.  

Os grupos prioritários para vacinação são crianças de seis meses a menores de cinco anos,  idosos (a partir de 60 anos), professores de rede pública e privada, trabalhadores de saúde,  povos indígenas, gestantes e mães com até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.  

Dia 'D'

No último sábado (12/05), foi realizado o Dia 'D' de Imunização Contra a Influenza, com mobilização para vacinação na capital e interior. Além das Unidades Básicas de Saúde, dos municípios, houve vacinação nos Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC), nos Centros de Atenção Integral ao Idoso (CAIMI) e na Fundação Alfredo da Matta, unidades da rede estadual na capital. 

Ainda em Manaus, a Prefeitura montou postos em shoppings, escolas e demais locais públicos.  No interior, as equipes de saúde das secretarias municipais percorreram comunidades rurais e aldeias indígenas.