Sábado - Manaus - 15 de dezembro de 2018 - 03:22

DIVERSÃO

‘Férias no museu’ movimentará o Palacete Provincial

Atividades vão garantir muita diversão e conhecimento; toda a programação será gratuita

MÁRIO ADOLFO FILHO

Publicado em 2 de janeiro - 12:15

O palacete fica na Praça da Polícia, no Centro

Foto: Divulgação/ SEC

Em janeiro, o Palacete Provincial estará com a programação especial “Férias no museu”, que reunirá visitas teatralizadas, exibição de vídeos e um dia dedicado ao universo geek. Todas as atividades serão gratuitas.

No espaço – que abriga a Pinacoteca do Estado e os museus de Numismática, Tiradentes, da Imagem e do Som (Misam) e de Arqueologia do Amazonas – haverá visitas teatralizadas todas as terças e sextas-feiras do mês, das 9h às 14h, quando um personagem caracterizado receberá os visitantes e os conduzirá pelos museus.

De acordo com a diretora de museus da SEC, Cléia Viana, o “Férias no museu” vai garantir muita diversão e conhecimento.

“Será um período especial das férias escolares. Os pais podem trazer suas crianças para participar das atividades que preparamos, assim elas aprendem e se divertem. A programação reunirá alegria e diversão para substituir a rotina das visitações”, comenta.

Moedas

Um dos destaques da programação é a “Numismática em vídeos”, que exibirá, diariamente, curiosidades acerca das moedas do acervo. A seleção de vídeos sobre a temática do museu será exibida em sistema de TV.

‘Pintando o 7’

Nos dias 18 e 19, às 10h, acontecerá o “Pintando o 7 no  Palacete”, com a participação dos alunos do AteliRê – Escola de Arte. A atividade será realizada na Pinacoteca e estará aberta ao público em geral.

Na dinâmica, os participantes farão o circuito de visita da Pinacoteca, no qual o guia apresentará uma obra específica, contará a história, explicará sobre o significado e as técnicas utilizadas na pintura. No final, os alunos farão uma releitura da obra.

Universo geek

No dia 20, das 9h às 19h, o Misam receberá o “Universo Geek Museu”, evento que vai contar com palestras temáticas, anime day, RPG, desfile de cosplay e apresentação de bandas.

“Serão muitas atividades o dia inteiro, e vamos ocupar outros espaços do Palacete, entre eles os corredores, o auditório e a área externa onde as bandas se apresentarão”, adianta Judson Dantas, diretor do Misam.

Outros espaços

O Museu Casa Eduardo Ribeiro (Rua José Clemente, 322 – Centro Histórico) também contará com visitas teatralizadas em janeiro. A programação especial acontecerá todas as terças e quintas no mês, de 9h até 14h.

Já o Museu do Homem do Norte, que funciona no Centro Cultural Povos da Amazônia (Praça Francisco Pereira da Silva, antiga Bola da Suframa, Distrito Industrial) manterá as visitas guiadas de segunda a sexta, também das 9h às 14h.

Serviço: “Férias no museu” no Palacete Provincial

Data/hora: Visitas teatralizadas todas as terças e sextas, das 9h às 14h; “Pintando o 7 no  Palacete”, dias 18 e 19, às 10h; “Universo Geek Museu”, dia 20, das 9h às 19h

Local: Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, Centro

Entrada: Gratuita

Um dos desataques é o acervo de moedas