Sábado - Manaus - 17 de agosto de 2019 - 11:35

MANAUS-AM
INFORME PUBLICITÁRIO

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Por um mundo mais azul

A Prefeitura de Manaus também promove uma série de ações para sensibilizar a população a se engajar nesta causa, incluindo a sede do órgão que ganhará a cor azul durante todo o mês de abril. 

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 1 de abril

A cor azul toma conta de todo o mundo neste mês de abril, com programações alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril). A data, criada em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa sensibilizar as pessoas e fomentar a discussão sobre o tema, despertando em cada um a responsabilidade com a causa.

Um estudo realizado nos EUA revelou que a prevalência do autismo é maior entre os meninos (23,6 por mil) do que entre as meninas (5,3 por mil). Por isso, a instituição da cor azul à causa. No Brasil, síndrome do espectro de autismo atinge mais de 2 milhões de pessoas, segundo a ONU, a maioria do sexo masculino. 

As características mais comuns em quem possui a síndrome são dificuldades na comunicação, socialização e a atenção. Por conta desses aspectos, a mobilização se faz importante, para que todos compreendam a importância de seus papéis em uma sociedade que precisa abrir caminhos para quem é autista. 

Há muita coisa a fazer para que se garanta qualidade à vida de autistas e de suas famílias. Identificar o quanto antes é fundamental. A partir do diagnóstico é preciso criar condições pedagógicas e sociais especiais para a criança superar as barreiras do dia a dia e aprender tanto quanto as outras crianças que não possuem a síndrome.

Há anos mobilizada na conscientização do autismo, a Prefeitura de Manaus também promove uma série de ações para sensibilizar a população a se engajar nesta causa, incluindo a sede do órgão que ganhará a cor azul durante todo o mês de abril. 

 

Programação

 

*Solenidade de abertura: 1º de abril, a partir das 9h, na Ponta Negra, seguida pela 2ª Caminhada pelo Autismo. 

 

*Atividades Lúdicas no EAMAAR: 2 de abril, de 9h às 11h. 

 

*5ª Corrida Azul para adultos e crianças: 7 de abril, na Minivila Olímpica, a partir das 15h (uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a empresa Endurance Sports).

 

A programação segue por todo o mês de abril, sendo realizada pelas Organizações da Sociedade Civil.

 

Clique aqui e veja quadro completo das atividades e horários.