Sábado - Manaus - 20 de outubro de 2018 - 15:50

MANAUS-AM

Censo aponta que 25% dos professores no Amazonas não tem nível superior

Mais de 11 mil professores têm apenas ensino médio e 265 têm apenas nível fundamental

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 10 de agosto - 08:07

Neste ano professores travaram verdadeira guerra com o Estado para conseguir reajuste de salários

Foto: Divulgação

Nas salas de aula da educação básica do Amazonas, mais de 25% dos professores não tem nível superior. São mais de 11 mil professores que estudaram até o ensino médio e 265 que concluíram somente o nível fundamental. Os dados são do Censo Escolar 2017, divulgado em julho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O total de professores sem nível superior no Amazonas está acima do percentual nacional. No Brasil, esse indicador é igual a 21,7%, três pontos percentuais a menos que o Amazonas.

Todo estado conta com mais de 44,8 mil docentes que ensinam mais de um milhão de estudantes. A educação básica é composta pela educação Infantil, ensino fundamental e médio e educação de jovens e adultos (EJA).

O número de professores apenas com o ensino médio representa 24,8% do total de docentes. Os professores de ensino fundamental representam 0,6%.

Há uma grande parcela dos professores com nível superior que não tem licenciatura - grau universitário que dá o direito de exercer o magistério na educação básica. Ou seja, mesmo com nível superior, os educadores não possuem a formação adequada. Dos 74,7% de docentes com nível superior, 1,6 mil não têm o grau de licenciatura. Outros 10,4 mil têm até especialização, 686 são mestres e 135 tem doutorado.

De todo o estado, incluindo a capital, o município de Itamarati tem o maior número de professores que estudaram somente até o ensino médio. São 29 educadores com essa formação e esse número representa quase 11% do total de educadores daquele município.

No ensino médio, Manaus tem o maior número de professores com essa formação. São 1,2 mil profissionais de 16,6 mil educadores. Esse total de professores apenas com ensino médio representam 7,4% do total de educadores.

Outros dados

O Amazonas tem 6.728 alunos na educação infantil. Outros 32.263 estão no ensino fundamental. Há 7.963 curando no ensino médio. E, ainda, 5.331 matriculados no EJA. Há alunos, ainda, na educação especial e profissionalizante.

O censo

Segundo o Inep, os indicadores educacionais do Censo Escolar permitem conhecer não apenas o desempenho dos alunos, mas também o contexto socioeconômico e as condições de em que se dá o processo ensino/aprendizagem no qual os resultados foram obtidos.

O instituto aponta que os indicadores são úteis para o monitoramento dos sistemas educacionais, considerando o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os alunos. Contribuem para a criação e o acompanhamento de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da educação e dos serviços oferecidos à sociedade pela escola.

Professores reclamam das condições do ensino no Amazonas

Foto: Divulgação

Números 

- 44.811 professores no Amazonas 

- 265 professoras estudaram até o ensino fundamental 

- 11.093 professores concluíram até o ensino médio 

- 33.453 professores tem nível superior 

- 1.680 dos professores com  nível superior, não têm licenciatura (não tem formação para dar aula)  

FONTE: Reportagem: Pedroso de Jesus