Domingo - Manaus - 21 de outubro de 2018 - 11:03

MANAUS-AM
NOTÍCIAS

Cai desempenho industrial no Amazonas, indica pesquisa do IBGE

Segundo o IBGE, entre maio e junho deste ano, houve uma redução de 1,1%.

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 9 de agosto - 15:06

Na comparação com igual mês do ano passado, a produção industrial local teve crescimento de 4,2%, ficando com o quinto melhor desempenho nessa comparação.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A produção industrial no Amazonas caiu. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre maio e junho houve uma redução de 1,1%.  A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 9/8. O melhor desempenho do mês foi registrado no Paraná com 28,4%. E o pior desempenho do mês ficou com o Espírito Santo (-2,0%).

Na comparação com igual mês do ano passado, a produção industrial local teve crescimento de 4,2%, ficando com o quinto melhor desempenho nessa comparação. O Amazonas fica atrás apenas do Pará (13,3%), Pernambuco (10,0%), Paraná (9,7%) e Bahia (9,0%).

Nos últimos 12 meses, a produção industrial local já acumula crescimento de 10,8%, o que significa o melhor desempenho entre os 14 estados pesquisados pelo IBGE.  O pior desempenho dos últimos doze meses também está com a indústria do Espirito Santo (-3,3%).

O IBGE monitora dez atividades da indústria local. Em junho, a fabricação de bebidas, foi a atividade que teve o melhor desempenho com 37,5%. A indústria extrativa, foi a que teve o segundo melhor desempenho (4,1%). Entre as dez atividades industriais, apenas três tiveram crescimento no mês. Desempenho puxado pela melhor produção de bebidas

O indicador positivo no mês de junho, comparação com igual com mesmo período do ano passado, foi potencializado pela maior produção de gás natural, xarope, cerveja, chope, nafta, óleos combustíveis e gás.

Entre as atividades com desempenho negativo, destaque para fabricação de máquinas e equipamentos (-37,0%), fabricação de produtos de borracha e material plástico (-33,0%).


FONTE: Reportagem: Pedroso de Jesus