Terça-feira - Manaus - 12 de dezembro de 2017 - 03:34

MANAUS-AM

SMTU apreende carro de Uber durante fiscalização em Manaus

Apenas neste ano, as operações da SMTU já apreenderam mais de 1.800 veículos, sendo a maior parte de mototaxis clandestinos

RAFAEL VALENTIM

Publicado em 9 de outubro - 11:07

Serviço oferecido pelo Uber tem provocado polêmica por todo o mundo. 

Foto: Divulgação

Manaus - Uma operação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) apreendeu um carro oferecendo serviço de Uber em Manaus. A fiscalização aconteceu no fim de semana e foi denunciada pelo vereador Marco Antônio Chico Preto (PMN), através da sua conta no Instagram.

Segundo o motorista afirma no vídeo, o carro estava regular para o tráfego e foi apreendido apenas por oferecer serviço de Uber. Desde quando começou a funcionar em Manaus, em abril deste ano, taxistas vêm protestando contra o serviço, sob a alegação de concorrência desleal.

Em nota, a SMTU defende que realiza fiscalizações para coibir transporte não regulamentados de passageiros. Apenas neste ano, as operações da SMTU já apreenderam mais de 1.800 veículos, sendo a maior parte de mototaxis clandestinos.

"Como já é rotina, na semana passada, a superintendência realizou fiscalizações onde foram apreendidos veículos fazendo transporte irregular. Nas operações, não há direcionamento a um modal de transporte", ressaltou a nota.

Quanto aos transporte por meio de aplicativos, a SMTU afirma ainda que já discute a elaboração de um projeto de lei que trata da regulamentação do uso de aplicativos.

Uber cresce em Manaus
No fim de setembro, o Uber lançou em Manaus o UberSELECT, oferecendo carros mais confortáveis por um preço, em média, até 17% maior que o do uberX, o qual já está em atividade. O UberSELECT já existe em 16 cidades brasileiras e chega a Manaus após cinco meses da chegada do uberX. 

De acordo com a empresa, o UberSELECT vai reunir os carros mais novos e confortáveis que estão atualmente só no uberX. Alguns exemplos de modelos aceitos na categoria são o Honda City, o FIAT Idea, o Hyundai Tucson e o Renault Duster, entre outros.