Domingo - Manaus - 23 de setembro de 2018 - 07:10

MANAUS-AM

Polícia prende de casal e apreende 35kg de cocaína avaliados em R$ 700 mil

A apreensão efetuada nesta quinta-feira é resultado de trabalho investigativo em torno do tráfico de drogas na capital

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 8 de março - 19:37

O balanço da ação foi apresentado durante coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira

Foto: Divulgação/ Secom

A Polícia Civil do Amazonas, por meio das equipes do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), em conjunto com policiais civis lotados na Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru e servidores da Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP–AM), deflagrou, nesta quinta-feira (8/3), ação policial que resultou na apreensão de, aproximadamente, 35 quilos de cocaína, avaliados em R$ 700 mil. 

Durante os trabalhos, Elijarde de Castro Rofe do Nascimento, 35; a companheira dele, Suelen de Souza Picanço, 26, e o prático Misael de Souza Ramires, 41, foram presos em flagrante por tráfico de drogas.

O balanço da ação foi apresentado durante coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira (8/3), no prédio da Delegacia Geral, pelo delegado Paulo Mavignier, diretor do Denarc, e delegado Denis Pinho, coordenador de operações da Seai. Conforme Mavignier, a apreensão efetuada nesta quinta-feira é resultado de trabalho investigativo em torno do tráfico de drogas na capital.

“Obtivemos informações de que Elijarde estava mediando uma transação de cocaína, escondida em uma embarcação. Nos deslocamos até as proximidades do Porto da Manaus Moderna, no bairro Centro, zona sul, onde acompanhamos, por via fluvial, uma embarcação vinda do município de Tabatinga, distante 1.108 quilômetros em linha reta de Manaus. Ao realizarmos abordagem na embarcação, encontramos Elijarde e Misael, que indicaram o esconderijo das drogas, no teto de um camarote da embarcação”, explicou o delegado.

De acordo com o diretor do Denarc, foram apreendidos 35 quilos de cocaína, escondidos no local supracitado, fracionados em diferentes pacotes. Após a apreensão das drogas, os policiais realizaram uma busca domiciliar na residência de Elijarde, onde localizaram a companheira dele, Suelen, em posse de, aproximadamente, 400 gramas de entorpecentes e um revólver calibre 38.

Conforme Mavignier, esse trabalho é derivado de uma investigação que resultou na apreensão de uma tonelada de drogas, ocorrida no ano passado, no município de Beruri, distante 173 quilômetros em linha reta da capital. Na ocasião, foram apreendidos, ainda, fuzis e lança-granadas. “Hoje, com a prisão desse trio, conseguimos tirar uma das lideranças desse grupo, que é muito perigoso”, ressaltou o delegado.

Elijarde, Misael e Suelen foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Suelen também irá responder por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. Ao término dos procedimentos cabíveis na delegacia, o trio será levado para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, zona sul.

Integração 

“A política da SSP-AM é estar integrando as forças junto com a Polícia Civil, no sentido de combater os traficantes que tentam, insistentemente, realizar o tráfico de drogas utilizando embarcações na calha do rio Solimões. Esse trabalho é resultado do sucesso da ação conjunta entre Denarc, DIP de Manacapuru e Seai”, concluiu o coordenador de operações da Seai.