Segunda-feira - Manaus - 11 de dezembro de 2017 - 16:13

MANAUS-AM

​ Em operações do fim de semana, PM recupera 16 veículos com restrição de roubo e furto

foram abordados, sendo 3.252 motocicletas, 3.325 automóveis e 416 ônibus do transporte coletivo na operação

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 4 de dezembro - 16:24

Neste fim de semana, a PMAM empregou um total de quatro mil policiais 

FOTOS: Roberto Carlos/SECOM

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) recuperou 16 veículos com restrição de roubo e furto, apreendeu 10 automóveis por irregularidades e apresentou 49 pessoas nos Distritos Integrados de Polícia (DIPs) da capital por suspeita de envolvimento em crimes entre a noite de sexta-feira, 1/12, e a madrugada desta segunda-feira, 4/12, durante a Operação Águia. Mais de 140 bares e casas noturnas e 416 ônibus do transporte coletivo foram fiscalizados. Neste período, 19 mil pessoas foram abordadas pela polícia.

O policiamento reforçado em toda Manaus segue determinação do vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva. No sábado, 2/12, Saraiva acompanhou equipes da Polícia Civil em incursões aos bairros das zonas norte e oeste. Conforme os dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), 8.610 veículos foram abordados, sendo 3.252 motocicletas, 3.325 automóveis e 416 ônibus do transporte coletivo na operação da PMAM.

Bosco Saraiva disse que as operações fazem parte da política de segurança pública do governo Amazonino Mendes e que está trazendo de volta a sensação de segurança para a população. “Essa é mais uma operação de rotina que está dando apoio a várias outras que estão ocorrendo na cidade, durante todo o final de semana. As ruas estão tomadas pela ação do Estado. Quem manda na rua é o governo e não o crime organizado. Nós temos uma programação extensa para cumprir até o Carnaval. Estamos trabalhando para cuidar da população”, destacou.

Durante o fim de semana, a PM também apreendeu seis armas de fogo e prendeu, ao todo, 49 pessoas suspeitas de envolvimento com crimes. Os suspeitos foram apresentados nos DIP’s em flagrante ou assinaram termos circunstanciados de ocorrência (TCO’s). Um dos casos foi de uma dupla que planejava assaltos a ônibus na zona centro-sul. Marcelo Ribeiro de Souza, 29, e Maikon de Araújo Silva, 32, foram abordados na avenida Professor Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, e com eles a polícia encontrou uma arma de brinquedo.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Brandão, as operações desencadeadas de maneira integrada com os demais órgãos do sistema de segurança pública já têm alcançado resultados. “Temos efetivamente trabalhado para que os índices de criminalidade reduzam e isso tem se comprovado com a Polícia Militar nas ruas patrulhando e proporcionando aos cidadãos amazonenses um policiamento de qualidade e uma segurança pública eficiente”, destacou o coronel PM David Brandão.

Neste fim de semana, a PMAM empregou um total de quatro mil policiais nos diversos turnos de serviço e cerca de 1.000 viaturas foram utilizadas.

FOTOS: Roberto Carlos/SECOM