Sexta-feira - Manaus - 25 de mai de 2018 - 23:46

MANAUS-AM

CDL vai pedir que Estado e Prefeitura não decretem feriado durante jogos da seleção

Até 1º de junho, instituição vai enviar ofício para chefes dos executivos com o pedido. Para a CDL, o ideal é que seja decretado ponto facultativo

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 14 de mai - 15:10

Segundo a CDL, o ideal é que seja decretado ponto facultativo.

Foto: Agência Brasil

A Câmara Dirigente dos Lojistas (CDL) pedirá que a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas não decretem feriado nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia, informou o presidente da instituição, Ralph Assayag. "Até 1º de junho vamos enviar um ofício para a Prefeitura e Governo com esse pedido", disse. O ideal, segundo ele, é que seja decretado ponto facultativo. A Copa do Mundo da Rússia será realizada entre 14 de junho e 15 de julho.

"Vamos pedir que não seja feriado. O melhor é ponto facultativo. Dá mais mobilidade para que os lojistas possam fechar mais cedo ou abrir mais tarde. Feriado é fechamento total, representa redução das vendas, nos obriga a reduzir o quadro de funcionários porque ficamos sem rentabilidade com o mês curto. Os feriados deixam o mês menor para os lojistas", explicou.

Os bancos poderão alterar o horário de atendimento ao público nos dias de jogos da seleção brasileira informou o Banco Central na última quarta-feira, 09/05. A autorização é adotada pelo BC desde o mundial de futebol de 2006.

Escolas

O poder público ainda não definiu se haverá ponto facultativo nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa da Rússia. Prefeitura de Manaus e Governo do Estado não descartam a possibilidade, mas afirmam que está em avaliação.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que o funcionamento das unidades de ensino da rede pública municipal durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo seguirá o calendário de funcionamento da administração pública municipal. Ainda assim, o calendário escolar de 2018 foi elaborado levando em consideração a possibilidade de que seja decretado ponto facultativo nessas datas.

Já assessoria da rede estadual de educação informou que no calendário da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) os dias de jogos da Seleção Brasileira são letivos normais.

Os jogos da seleção, que está no grupo E, serão nos seguintes horários: 14h no dia 17 (domingo) contra a Suíça, 8h no dia 22 (sexta-feira) contra a Costa Rica e 14h no dia 27 (quarta-feira) contra a Sérvia.




FONTE: Reportagem: Pedroso de Jesus