Segunda-feira - Manaus - 20 de agosto de 2018 - 18:14

MANAUS-AM

Após reforma, Praça da Matriz atrai fotógrafos e curiosos em Manaus

Além das pessoas que fotografaram o Relógio Municipal e os monumentos da praça, vários curiosos que passavam de ônibus também faziam suas fotografias de dentro do veículo

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 17 de novembro

Praça ficou lotada no primeiro dia após a inauguração da reforma.

Foto: Nickson Maciel

Manaus - O primeiro dia após a inauguração da reforma da Praça da Matriz, em Manaus, foi a oportunidade para muita gente ver como ficou o local. Além da entrega da Praça XV de Novembro, o nome oficial da praça, o Relógio Municipal também voltou a ser um dos cartões postais de Manaus. 

Mesmo com dificuldades para caminhar, a aposentada Amélia de Aquino Cruz, 82, conheceu uma boa parte da praça e aprovou a revitalização. "Há 20 e tantos anos que eu estou aqui em Manaus, é a segunda vez que venho aqui nesta Igreja e na praça. E estou achando muito bom, muito bonito, muito modificado. Muita diferença com os anos que vim aqui", revela.

Além das pessoas que fotografaram o Relógio Municipal e os monumentos da praça, vários curiosos que passavam de ônibus também faziam suas fotografias de dentro do veículo. 

A comerciante Raimunda Nascimento é proprietária da banca "Tacacá da Ana", que ganhou um ponto fixo, após a revitalização da praça. Ela conta que o negócio veio de família e está surpresa com a nova praça. "Eu comecei a trabalhar com minha irmã e depois de uns 10 anos, passou pra mim. Começamos com a banca móvel, montando e desmontando, e agora estamos fixos, só trazemos a comida feita e o resto fica aqui", destaca. 

TH VIDEO

Segurança
A equipe de reportagem ficou cerca de uma hora no local e verificou a guarda municipal trabalhando no entorno da praça, juntamente com alguns agentes da Prefeitura, e dois Policiais Militares. 

Ainda segundo a proprietária da banca "Tacacá da Ana", a segurança neste primeiro dia está boa e bem visível. "Tem fiscal, polícia e guarda municipal. Se permanecer assim, está ótimo".

Próximo da praça, na esquina das ruas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, foi instalado uma Delegacia Móvel, contando com delegado, investigador, escrivão e uma cela, com a intenção de intensificar o policiamento nas áreas comerciais, bancárias e maior concentração do registro de roubos e furtos.

Obras de reparo foram realizadas por toda a praça.

Foto: Nickson Maciel

FONTE: Reportagem de Nickson Maciel